CGM orienta Secretaria de Educação sobre compras governamentais
CGM orienta Secretaria de Educação sobre compras governamentais
Publicado em 13/11/2017 15:00 - Atualizado em 28/11/2017 12:31
A Controladoria-Geral do Município, por meio da Coordenadoria de Controle Interno do Sistema Municipal de Educação, promoveu treinamento dos servidores da área administrativa da Secretaria de Educação sobre compras governamentais. A capacitação foi realizada na sede da SEDUC, na manhã do dia 10 de novembro.
Conforme apontou a Coordenadora de Controle Interno da Educação, que ministrou o treinamento, "o objetivo do encontro foi orientar os servidores da Secretaria de Educação, no sentido de auxiliá-los através de elaboração de termos de referências e projetos básicos para aquisições e serviços, objetivando às compras públicas, em virtude da demanda de despesas que precisam ser licitadas com as dotações vinculadas à Educação, especialmente quanto à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE".
Toda contratação pela Administração Pública é iniciada por um documento formal que especifica o objeto a ser contratado para atendimento de suas finalidades. No termo de referência são indicadas as especificações a respeito do que se deseja e por que a aquisição ou o serviço é necessário, além de outras informações que permitam aos servidores públicos que atuam nas áreas de licitações e compras entenderem, de forma objetiva, precisa e clara, a necessidade a ser atendida.
Tem sido uma preocupação da Controladoria-Geral fortalecer o controle preventivo dos atos administrativos no intuito de evitar eventuais erros futuros e demonstrar que a capacitação dos servidores que atuam nos controles administrativos é primordial para a eficiência da gestão municipal.
por CGM Ilhéus